Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto!

Bem, quando tratamos de universo, falamos de estruturas incríveis e de aglomerados estrelares surpreendentes, um desses aglomerados é nada mais nada meno que a Grande Nebulosa de Carina.

Bem, quando tratamos de universo, falamos de estruturas incríveis e de aglomerados estrelares surpreendentes, um desses aglomerados é nada mais nada meno que a Grande Nebulosa de Carina.
Não sabe o que é nebulosa? Vou explicar de uma forma simples: "Uma nuvem gigantesca de gases onde nascem estrelas".
Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto!
Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto!
Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto!
Agora que já sabe o que é uma nebulosa, vamos falar sobre Carina.
Carina é um complexo estelar, provavelmente o que trouxe as mais belas fotos do universo pelo Hubble. Ela está de 6,500 a 10,000 anos luz do nosso sistema solar. Mas sabe o que é realmente interessante nessa nebulosa? Os elementos que a compõe, vamos falar um pouco sobre eles:

  • Trumpler 14 e 16
  • Eta Carinae
  • Keyhole Nebula
  • Mystic Mountain

Trumpler 14 e 16

São aglomerados de estrelas super brilhantes.
Trumpler 14, localizado a cerca de 8000 anos-luz de distância do centro da nebulosa de Carina. Ele é um aglomerado super novo, cerca de 500 000 mil anos, o que é super novo em termos astronômicos, já que, não sei se você sabe, a nossa querida Terra tem 4.7 bilhões de aninhos.
Trumpler 14 é um gerador de estrelas absurdo, todas elas, extremamente brilhantes e próximas(em termos universais, é claro), são de um tipo de estrela chamado de branco-azul, estas estrelas comem hidrogênio como um gordo come chocolate, e é claro, morrem rapidamente.

Esse ó Trumpler 14 provavelmente um dos elementos mais fantásticos dessa nebulosa, se liga na deformação dos gases em voltas das estrelas, perceba na parte inferior na segunda maior estrela da esquerda para direita.
As estrelas de Trumpler 14 arremessam partículas em alta velocidade de suas superfícies, os ventos fortes vão para o espaço, e claro, por estarem em uma nebulosa, aquecem o gás a milhões de graus e provocam intensas rajadas de Raios-X! Esses ventos são tão fortes que deformam as nuvens de gás da nebulosa!


ESO - The Carina Nebula (by).jpg
Se liga na ondulação nessa parte da Nebulosa, essas ondulações, como expicada, são por causa rajadas estelares.

Se você achou o Trumpler 14 foda, vai ficar impressionado com o 16, ele está situado dentro do complexo da nebulosa de Carina no braço: Carina-Sagitário, localizado a cerca de 7.500 anos-luz da Terra, é nele que se encontra um dos objetos mais icônicos do universo observável, denominado Eta Carinae(que veremos mais a frente). Os tipos espectrais das estrelas(vou fazer um post para explicar isso, é um tema muito foda) indicam que Trumpler 16 foi formado por uma única onda de formação de estrelas. Por causa da luminosidade extrema das estrelas formadas, seus ventos estelares afastaram as nuvens de poeira. Em alguns milhões de anos, as estrelas mais brilhantes explodiram como supernovas ou hipernovas, dependendo, é claro, como estão localizadas, pois em Trumpler 16, muitas estrelas estão em pares binários.

Eta Carinae

Bem, essa maravilha receberá um post apenas para ela, mas vamos deixar uns dois dedos de prosa sobre:
Vista como uma quarta estrela em magnitude, que iluminou consideravelmente durante o período 1837-1856, em um evento conhecido como a grande erupção. Eta Carinae tornou-se a segunda estrela mais brilhante no céu entre 11 e 14 de março de 1843 antes de desaparecer. Tornou-se luminosa de forma consistente desde aproximadamente 1940, com um pico acima da magnitude 4,5 em 2014. Eta Carinae apresenta picos de luz que eu vou explicar mais detalhadamente mais tarde.
 

Eta Carinae captured by the Hubble Space Teles...
Eta Carinae capturada pelo Hubble

Keyhole de Carina

Não sei onde viram um buraco de fechadura, mas tudo bem, essa deve ser uma imagem recente, então deve ter mudado muita coisa.
Bem, o buraco da fechadura é uma pequena nuvem escura de moléculas frias e poeira no interior da nebulosa de Carina, contendo filamentos brilhantes de gás quente. Emma Converse descreveu a forma da nebulosa como "semelhante a um buraco de fechadura"(na moral, não parece um buraco de fechadura, nem aqui nem em outro hemisfério) em um artigo 1873, e como a maioria dos nomes bizarros, pegou, e todo mundo chama de Keyhole Nebula ou a Nebula que parece um buraco de fechadura.
Sua aparência mudou significativamente desde que foi observada pela primeira vez, possivelmente devido a mudanças na radiação ionizante de Eta Carinae.

Mystic Mountain

Parece um guerreiro em um tigre segurando um raio com jogadores de hockey perseguindo-o.
Mystic Mountain (ou a montanha mistica, eu acho mais foda: guerreiro no tigre sendo perseguido por jogadores de hockey) é uma imagem de um pilar de gás e pó na nebulosa de Carina tomada pelo telescópio espacial Hubble em seu 20º aniversário. O pilar mede três anos-luz de altura; estrelas nascentes dentro do pilar disparar jatos de gás o que traz essa forma a estrutura.
E aí cara? Curtiu essa nebulosa insana? Larga aí nos comentários sua opinião e dicas de outras nebulosas e elementos do universo!

    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto!
Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto!
Bem, quando tratamos de universo, falamos de estruturas incríveis e de aglomerados estrelares surpreendentes, um desses aglomerados é nada mais nada meno que a Grande Nebulosa de Carina.
https://4.bp.blogspot.com/-dOrdYf7czw0/WGGR4evTxsI/AAAAAAAAEwQ/zKv648g_WHQSY_uNGZNyowmq_ufvw0UMgCLcB/s320/nebulosa_carina.png
https://4.bp.blogspot.com/-dOrdYf7czw0/WGGR4evTxsI/AAAAAAAAEwQ/zKv648g_WHQSY_uNGZNyowmq_ufvw0UMgCLcB/s72-c/nebulosa_carina.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2016/09/nebulosa-de-carina-onde-o-hidrogenio.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2016/09/nebulosa-de-carina-onde-o-hidrogenio.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy