Planetas errantes, interestelares ou orfãos - O que são?

Nós estamos girando em volta do nosso Sol, correto? Óbvio, se você pensa o contrario você está errado. Mas o ponto não é esse, o ponto são os planetas que não circundam uma estrela, mas sim, circundam a galaxia!
Planetas errantes, interestelares ou orfãos - O que são?

Esses planetas que não circundam estrelas especificamente são denominados planetas errantes, ou interestelares(pois se encontram entre o meio estelar), ou ainda podem ser chamados de órfãos, já que não tem uma mãe, ou melhor, uma estrela que mantenha sua gravitação.

Um planeta a deriva.
Os planetas errantes apresentam uma massa planetária, as teorias sobre sua existência caem diretamente sobre um evento de ejeção planetária, ou por atração estelar incompleta(uma estrela o "puxou" de uma órbita para a sua órbita, mas a passagem rápida dos corpos o deixou a deriva), ou por passagem em nuvens massivas, que podem ter ocasionado na deslocação desses corpos da órbita de sua estrela através de golpeamentos por outros corpos muito massivos.
Provável vista de um planeta interestelar
Existem também aqueles que acham que esses planetas se formaram como as estrelas, porém, não tiveram massa suficiente para fundir hidrogênio. Assim, muitos cientistas os consideram como estrelas sub-marrons.

O problema maior no estudo desses carinhas é a falta de norteamento para encontrá-los, no caso dos exoplanetas que circundam estrelas, temos a estrela como guia que facilitará o encontro de exoplanetas as circundando. No caso dos planetas errantes, não temos estrelas para facilitar o seu encontro.

Então como encontrá-los? Só são encontráveis aqueles planetas interestelares supermassivos, pois são esses os capazes de emitir radiação suficiente para se detectar.

Alguns estudos mostram que esses planetas são a maioria no universo, chegando a até ser 100.000 vezes maior a quantidade deles em relação aos que orbitam uma estrela!

E mais, eles podem conter vida! Sim, isso que você esta pensando, uma vida bacteriana! Agora eleve a 5ª potência a probabilidade de vida no universo!
"Se qualquer um desses planetas nômades é grande o suficiente para ter uma atmosfera espessa, eles poderiam ter preso bastante calor para a vida bacteriana existir" - Louis Strigari
E para ajudar ainda mais o desenvolvimento de vida, esses planetas podem gerar calor interno próprio provido do decaimento radioativo e de atividades tectônicas.

Saiba um pouco mais:
Planetas orfãos pelo space.com
Planetas nomades pela Stanford

Mas é isso! Já tinha ouvido falar nesses tais planetas errantes? Larga aí nos comentários.

Ciência Simples