Realismo - O real de verdade

Imagine o mundo. Agora reflita, o que é o que é de verdade, e não fruto de seu pensamento? Isso é o que o realismo tenta responder. Bom,...

Imagine o mundo. Agora reflita, o que é o que é de verdade, e não fruto de seu pensamento? Isso é o que o realismo tenta responder.
Realismo - O real de verdade - Queimando Neurônios

Bom, o mundo existe, ao menos é o que se tem como consenso, mas qual a verdade por trás dele? O que podemos caracterizar como real?

O realismo tenta responder como algo deve ser tratado de forma a ser considerado real "absoluto", sem interferência de esquemas, percepções, crenças e outros fatores que mudam a visão de algo no mundo.

No geral, no realismo tende-se a entender que tudo que há ao nosso redor, é uma aproximação do que é real, portanto, deve se ter algumas análises da realidade para se chegar ao mais próximo possível do real "absoluto". Hoje em dia o destaque maior é a ciência, onde entende-se que a descrição cientifica de algo, é o que se esta mais próximo da realidade.

Para chegar o mais próximo da realidade, as vertentes realistas tendem, já que variam de modelo para modelo, reduzir alguns elementos extra físicos, chegando assim, o mais próximo da realidade.

O Realismo apresenta várias vertentes que surgiram em diferentes períodos cronológicos, podemos destacar:
  • Platônico: no realismo platônico, se encaixa aquilo que está fora do seu idealismo, como a teoria do realismo matemático, através dos números e formas geométricas e a sua teoria do bem, que se refere a um realismo ético.
  • Medieval: no realismo medieval, afirma-se que os universais(qualidades que se repetem nos seres, por exemplo, o QN NEWS e o Queimando Circuitos são podcasts, eles tem a qualidade de serem "podcasts", por tanto compartilham um "universal") realmente existem, de forma independente e anteriores ao mundo.
  • Escola Escocesa do Realismo de Senso Comum: essa escola filosófica promovia a ideia de que o senso comum regia vidas e pensamentos, mesmo daqueles que detêm crenças não convencionais, numa tentativa de derrubar o ceticismo, com a ideia de que algumas experiencias comuns, fornecem certezas intuitivamente certas.
  • Naïve: esse realismo diz que os sentidos proporcionam uma consciência direta do mundo externo.
  • Científico: esse realismo traz a ideia de que o mundo descrito pela ciência, é o mundo real que devemos levar em conta.
Links:
Realismo
Objetos da percepção
E aí seu realista, gostou do post? Deixe nos comentários!

    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Realismo - O real de verdade
Realismo - O real de verdade
https://1.bp.blogspot.com/-TlqBz5hr03g/WebYYEJyMJI/AAAAAAAAR_k/_Tkd2YUWDoIg3-yKNWt_AkeyvIpP5dcSQCLcBGAs/s640/QN%2Brealismo.png
https://1.bp.blogspot.com/-TlqBz5hr03g/WebYYEJyMJI/AAAAAAAAR_k/_Tkd2YUWDoIg3-yKNWt_AkeyvIpP5dcSQCLcBGAs/s72-c/QN%2Brealismo.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2017/10/realismo.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2017/10/realismo.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy