A bizarra e bem sucedida evolução das baleias

Entenda a bizarra evolução das baleias, que levou ao desenvolvimento de um dos maiores e mais bem sucedidos seres do planeta!

Baleias, animais tão aptos á água que fora dela não sobrevivem poucas horas. Mesmo sendo mamíferos, nossas colegas aquáticas apresentam uma pele escura e uma camada de gordura absurdamente espessa, fazendo com que fora do ambiente aquático, elas entrem um processo de quase cozimento.
A bizarra e bem sucedida evolução das baleias
Outro ponto sobre esse animal, é que ele sofreu adaptações compatíveis a uma vida aquática. Nos oceanos, compostos de água e sal, tem-se que a densidade é maior, portanto, a gravidade causa menos impactos ao corpo dos seres que ali vivem (por isso 'flutuamos' na água com os pulmões cheios, a densidade dela é maior que a do nosso corpo inflado), esses animais, quando fora desse ambiente, "caem sobre si mesmos" e acabam se danificando.

Esse colapso que ocorre durante a troca de ambientes, torna a respiração desse animal complicada, já que os pulmões ficam asfixiado por todo o peso do animal, assim, ela passa a receber menos oxigênio, e morre.

Mas vamos ao ponto, por que uma baleia não sobrevive ao ambiente terrestre sendo que ela é um mamífero? E vou mais fundo, você sabia que o ancestral de todas elas, era na verdade um ser terrestre?

As baleias e golfinhos, acredite se quiser, são parentes próximos aos hipopótamos e porcos, porem, seguiram o caminho "errado" e retornaram a água. Uma das grandes adaptações desses animais foi o ouvido interno, portanto, entram na categoria de cetáceos, ou seja, todos aqueles com ouvido interno, são considerados cetáceos. Mas que tal entendermos os animais que surgiram nesse processo?

Pakicetus, o nadador primitivo

Adaptações do Pakicetus, um ancestral das baleias modernas. - Queimando Neurônios
Adaptações do Pakicetus, um ancestral das baleias modernas.
Nosso primeiro colega na escala evolutiva é o Pakicetus, que viveu no Eoceno, ele é bem semelhante a um cão a primeira vista, porém ele já se encaixa na infraordem dos Cetáceos, já que seu ouvido era interno, o que fez com que ele se encaixasse entre os golfinhos e baleias. O Pakicetus era considerado um animal aquático, mas não tão apto a ela, algo como um anfíbio. A imersão desses animais provavelmente foi pela necessidade de alimentos no ambiente aquoso.

O Packicetus apresenta alguns elementos corpóreos que mostram sua ligação aos atuais cetáceos, podemos citar:
  • Olho posicionada mais acima, que é essencial para viver dentro da água, já que assim, ele pode passar mais tempo dentro dela. Como? Simples, com os olhos encontrando-se na parte mais anterior do crânio, o focinho fica mais a frente, logo, para respirar não é necessário tirar toda a cabeça para fora.
  • Seu crânio também é mais grosso, o que permite uma melhor captação sonora dentro da água.

Ambulocetus, chegando lá

Adaptações do Ambulocetus, um ancestral das baleias modernas. - Queimando Neurônios
Adaptações do Ambulocetus, um ancestral das baleias modernas.
Nosso amigão que vem nessa escala é o Ambulocetus, esse animal já tá quase lá, praticamente vivendo o tempo inteiro de baixo da água. Seu corpo já é maior e sua locomoção deveria ocorrer principalmente com ondulações corpóreas. Ele era morfologicamente parecido com um crocodilo: focinho comprido, mandíbulas fortes e dentes afiados, o método de abater a vitima deveria ser semelhante: com ataque brutos e violentos. O Ambulocetus apresentava várias adaptações como:
  • Adaptação no nariz, que permitia engolir alimento dentro da água.
  • Olhos posicionados ainda mais anteriormente no crânio.
  • Cauda poderosa usada no nado, como é hoje nas baleias modernas.
  • As pernas traseiras encurtadas e os pés com região de contato ampliados permitiram o uso desses membros como um remo.

Rodhocetus, um nadador profissional

Adaptações do Rodhocetus, um ancestral das baleias modernas. - Queimando Neurônios
Adaptações do Rodhocetus, um ancestral das baleias modernas.
O Rodhocetus já é um nadador mais que profissional, ele é especialista nessa área. Com uma cauda em forma de leme, nosso amigo já é bem mais próximo das baleias modernas. Ainda apresenta membros, porém, nesse ponto eles se encontram muito mais como nadadeiras do que como patas. Algumas das adaptações do Rodhocetus são:
  • Ossos do tornozelo voltados para trás.

Dorudon, só fica lá

Adaptações do Dorudon, um ancestral das baleias modernas - Queimando Neurônios
Representação da adaptação do Dorudon
Dorudons são os representantes nesse processo evolutivo com semelhanças muito próximas e quase indistinguíveis das baleias modernas, com exceção da existência do membro  traseiro, que nessa altura já praticamente sumiu, e existe apenas como órgão vestigial. No caso do Dorudon, trabalharemos com os processos faltantes para ele chegar em uma "baleia completa":
  • Narinas voltando para trás, como vimos, os olhos haviam retornado para trás, mas agora, quanto mais aquático se tornam os seres, mais tempo todo o corpo de mantem para baixo. Por isso, as narinas vão se voltando para trás, para que apenas a parte superior da cabeça fique para fora.
  • Ausência do orgão do epermacete, essencial na comunicação dos cetáceos modernos.

Balaena, Eubalaenas e Balaenopteridae

Esqueleto de Eubalaena glacialis
Balaena é o gênero que agrupa as as baleias polares, já as Eubalaenas concentram as espécies "franca", esses dois genêros apresentam baleias carnívoras de cabeça grande.
Baleia-azul adulta
As Balaenopteridae é a família das famosas baleias de Barba, baleias grandes que filtram a água por suas barbas, órgão que permite uma grande expansão da boca na hora de se obter o alimento.

Bom, essa é a bizarra e bem sucedida evolução das baleias! Diga-me você o que acha desse processo nos comentários!

Fontes:
Pesquisa sobre a Origem e Evolução Antecipada das Baleias (Cetáceos)
AVPH Dorudon
Pakicetus
Ambulocetus
Rodhocetus
Da terra a água: a origem das baleias, golfinhos e botos
Família Balaenopteridae
Eubalaena
Balaena


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: A bizarra e bem sucedida evolução das baleias
A bizarra e bem sucedida evolução das baleias
Entenda a bizarra evolução das baleias, que levou ao desenvolvimento de um dos maiores e mais bem sucedidos seres do planeta!
https://3.bp.blogspot.com/-FAe0Q5Sbq1U/W6lKmYmyl1I/AAAAAAAAqww/pzV9yoBryMU4b3kRCsA0mvZfa_imoQLBACLcBGAs/s640/baleias.png
https://3.bp.blogspot.com/-FAe0Q5Sbq1U/W6lKmYmyl1I/AAAAAAAAqww/pzV9yoBryMU4b3kRCsA0mvZfa_imoQLBACLcBGAs/s72-c/baleias.png
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2018/09/evolucao-baleias.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2018/09/evolucao-baleias.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy