A história dos Tanques de Guerra

Presentes em qualquer meio militar moderno e em qualquer jogo voltado para o ramo, os tanques de guerra, ou MBTs, são uma parte essencial de qualquer corpo militar moderno.

Lugar de soldado é no  tanque

Presentes em qualquer meio militar moderno e em qualquer jogo voltado para o ramo, os tanques de guerra, ou MBTs, são uma parte essencial de qualquer corpo militar moderno.
A história dos Tanques de Guerra
Desde grandes veículos com enormes canhões, a mecanismos mais compactos com algumas metralhadoras de alto calibre, esses monstros de metal estão a mais de 100 anos assombrando os campos de batalha.

Então desencrave seu canhão e venha conhecer um pouco sobre a história dos tanques de guerra.

1916, o Mark 1

O primeiro modelo realmente montado que se tem noticia, foi inventado pelos ingleses em 1916, para romper o bloqueio das trincheiras na primeira guerra.

O jeito que ele surgiu foi bem engraçado: Certa vez um dos engenheiros viu um tipo de trator agrícola que utilizava duas esteiras como rodas para não afundar na lama, aí ele pensou: "E se eu colocar um canhão com umas placas de metal em cima e botar uma galera dentro?". Nasce assim o primeiro protótipo real de um tanque de guerra.

Quando o projeto terminou, o primeiro modelo construído foi batizado de Mark 1.
Mark 1 em operação na França em 1916
Quando foram mandados para a guerra, vários tanques foram capturados pelo exército alemão. Com alguns modelos em mãos, o exército do Kaiser construiu seu próprio modelo, que seria exposto alguns meses depois, o A7V.
A7V em algum momento da guerra
Os novos inventos tornaram a guerra em algo surreal, deixando os soldados aterrorizados quando viam aqueles monstros de aço vindo em sua direção, lhes dando somente a opção de tentar fugir, já que suas armas nada faziam contra os veículos inimigos.

As inovações no entre guerras

No pequeno período de paz entre 1918 e 1939, vários países investiram uma grana pesada para desenvolver os tanques como arma de guerra.

Nesse período temos vários destaques que valem a pena ser citados como:

Panzer

A Alemanha, mesmo com as limitações do tratado de Versalhes, desenvolveu sua linha de blindados leves para uso militar, os Panzerkampfwagen, que eram bem rudimentares.

Modelo I do Panzer de 1934

Modelos T

Enquanto isso, na URSS, os engenheiros desenvolveram seus próprios blindados, apesar de as linhas não terem nomes, os modelos tinham um prefixo T de Type, e os dois últimos dígitos do ano de desenvolvimento.
T-26 em uso durante 1941 na guerra de inverno
Modelos

Nos States, os primeiros blindados foram montados pela Ford, e como era de costume da empresa, os nomes consistiam em um prefixo M de Model, e o número do modelo.
Apesar de terem modelos que foram usados na primeira guerra, os primeiros destaques se deram no entre guerras.

O primeiro modelo M1 (foto sem data)

A Segunda Guerra

1939 chega como um rolo compressor, e com a chegada das guerra, o mundo pode ver o que se produziu no entre guerras em ação.

No começo da guerra, os tanques utilizados eram os velhos modelos da década de 30, mas com o passar de alguns meses, novos modelos foram surgindo e tornando os antigos obsoletos.

Os principais destaques da segunda guerra foram:

M4

Os modelos M4 dos EUA, foram sem dúvida, uns dos modelos mais lembrados da segunda guerra. Eles eram tanques médios com boa autonomia e bom poder de fogo, mas tinham um problema, como seu combustível era gasolina, os M4 eram muito propensos à pegar fogo "do nada".

Foram levados para a Normandia no dia D, e foram usados entre 1942 e 1953.

M4 em operação no deserto

T-34

Do outro lado do mundo, na URSS, as joias de Stalin eram os T-34, tanques médios que receberam o título de mais práticos da guerra. Sua primeira aparição foi na invasão da Polônia, quando um deles atravessou as linhas alemãs e saiu destruindo tudo no caminho. Ele só foi parado quando levou um tiro a queima-roupa de um obus alemão.

Sua facilidade de produção e seu baixo preço, o tornaram um tanque com vários exemplares montados e com vários variantes. Ficou em operação a partir de 1938 e é usado até hoje.
T-34 em missão na segunda guerra

Mk IV Panzer

Esse monstro alemão foi o mais usado na segunda guerra por parte do eixo, sendo um dos melhores tanques de toda a guerra, era quase imbatível nos seus primeiros anos de missão. Ficou acima de vários modelos durante anos, e só foi superado por outros modelos que surgiriam depois.

Foi usado por toda a guerra entre 1939 a 1945.

Panzer IV em 1940

Tiger

O Tiger foi o tanque mais parrudo usado na guerra, sendo uma variação do Panzer IV, esse aqui era mais pesado e tinha mais poder de fogo. O projeto dele tem uma montagem muito curiosa, o Tiger é basicamente um canhão anti tanque acoplado em um chassi de Panzer modelo Panther.

Teve duas versões, e a de mais destaque foi a segunda, que se tornou icônica. O Tiger foi produzido entre 1942 e 1944.
Tiger II em algum lugar na Europa em 1944

Protótipo Maus

Seguindo a lista, esse aqui nem chegou a ser usado de fato, o Maus foi um projeto alemão que consistia em um tanque gigante com um alto poder de fogo. Como o projeto foi interrompido quando a Alemanha foi ocupada, um modelo autêntico nunca foi construído. Só que os soviéticos recuperaram os projetos e plantas do tanque e fizeram uma réplica que está exposta no museu de tanques da Rússia.

O único Maus construído em exposição no museu de tanques

Pós guerra

Depois da guerra, a corrida entre EUA e URSS alavancou a pesquisa bélica voltada aos blindados.

Nesse período, surgiram vários modelos interessantes e que são destaque até nos dias de hoje.

IS-3

O IS-3 foi desenvolvido no final da guerra, mas só foi ser usado durante operações da guerra fria no oriente médio. Foi o primeiro que vinha com o conceito de blindagem arredondada e com torre baixa.

Considerando que foi desenvolvido em 1944, mesmo que seja no final, ele pode ser considerado o melhor tanque da segunda guerra. Mas seu uso em larga escala só foi ser efetivado na década de 50.

Por ser caro, sua produção durou entre 1945 a 1947, e depois disso as unidades foram vendidas para outros países.
IS-3 em apresentação na Rússia

M1 Abrams

Provavelmente o mais conhecido da guerra fria, o M1A foi a ponta de lança dos EUA em operações no oriente médio e em outros lugares. É um tanque que ainda hoje é considerado um dos mais eficientes do mundo.
Foram vendidas mais de 2000 unidades para países orientais, e atualmente os EUA tem mais ou menos 8000 unidades operacionais. O modelo é produzido desde 1980.
M1A2 em operação no Iraque

T-80

O T-80 foi a resposta da URSS ao M1, sendo desenvolvido no final da década de 70, é um dos tanques mais icônicos da União Soviética e é utilizado até os dias atuais. É um modelo médio de blindado que estrutura a espinha dorsal do exército Russo desde 1976 até os dias atuais.

Suas variantes foram produzidas em larga escala e compuseram o corpo militar de vários países do bloco soviético.

Esse belo wallpaper é um T-80 no campo de treinamento

Hoje

Os tanques mais modernos são impressionantes, e mostram o progresso feito ao longo dos anos.

Com modelos de blindagem mais eficientes, equipamento ofensivo mais preciso, e mobilidade com maior potência, os blindados modernos apresentam um desempenho extraordinário como veremos a seguir.

Leopard

A Alemanha sempre foi um destaque global no quesito blindados, e seu modelo principal, o Leopard, que forma o corpo militar de vários países, inclusive o Brasil que tem 378 modelos do blindado.
Ele tem um bom poder de fogo e uma blindagem bacana, aliada a uma boa mobilidade, o tornando um ótimo veículo para operações de pequena escala.
Leopards1A5Br em posse do exército brasileiro

T-90 MS

Essa pérola russa que compõe a divisão especial do exército, foi desenvolvido com o objetivo de substituir todos os tanques antigos do país, esse projeto foi interrompido pela falta de fundos.
Tem um sistema de blindagem moderno e ótimo poder de fogo, sendo muito útil em operações rápidas e efetivas.

T-90 em treinamento

T-14 Armata

Esse aqui é considerado o mais moderno do mundo. O modelo russo é um projeto de modernização militar que foi interrompido por dificuldades econômicas.
Consta com um sistema de blindagem ativa, armamento anti aéreo, sensores a lazer e poder de fogo excelente.
T-14 em desfile na praça vermelha
E aí? Qual desses você acha que é superior aos seus contemporâneos? Qual você acha que faltou aqui? Deixa aqui nos comentários.

Russo tem problema só pode

    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: A história dos Tanques de Guerra
A história dos Tanques de Guerra
Presentes em qualquer meio militar moderno e em qualquer jogo voltado para o ramo, os tanques de guerra, ou MBTs, são uma parte essencial de qualquer corpo militar moderno.
https://1.bp.blogspot.com/-JZi-bYKN1DU/XLaCdBGtMhI/AAAAAAAAzGE/8gkyYZA5W0s45e9i_sQ1sbtrffXRmB-1QCLcBGAs/s640/historia%2Btanques%2Bde%2Bguerra.webp
https://1.bp.blogspot.com/-JZi-bYKN1DU/XLaCdBGtMhI/AAAAAAAAzGE/8gkyYZA5W0s45e9i_sQ1sbtrffXRmB-1QCLcBGAs/s72-c/historia%2Btanques%2Bde%2Bguerra.webp
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/historia-tanques-guerra.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/historia-tanques-guerra.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy