IBM, um vovô de respeito

Sem dúvidas, uma das empresas top 3 de destaque no ramo da computação é a IBM, suas inovações e projetos que retomam ao inicio do séc XX se mantiveram relevantes para qualquer área de estudo do mundo moderno.

Sem dúvidas, uma das empresas top 3 de destaque no ramo da computação é a IBM, suas inovações e projetos que retomam ao inicio do séc XX se mantiveram relevantes para qualquer área de estudo do mundo moderno.IBM, um vovô de respeito
Para algumas pessoas esse nome pode soar um pouco estranho, afinal, não se vê propagandas e nem outdoors com a logo da empresa por aí. Mas qualquer pesquisa no ramo de inovações tecnológicas modernas vai te levar a eles.

Então, que tal nos aprofundarmos na história e nos inventos dessa que é, e foi desde muito tempo, uma das empresas mais importantes na história do mundo?

História

Edificio da IBM em São Paulo, Brazil
Tudo começa em 1911 quando um cara chamado Charles Flint fundiu três empresas, a Tabulating Machine Company, a Computing Scale Company of America e a International Time Recording Company. A primeira é a mais famosa de todas, pois foi fundada por Herman Hollerith, o inventor da máquina de registro e cálculo com cartões perfurados.

A fusão das três empresas gerou a CTR, Computing Tabulating Recording Company. Essa empresa foi o marco zero do que seria uma das histórias mais fascinantes da história moderna.
Logo da CTR
O mercado da CTR era bem vasto, fornecia desde fatiadores de carne a relógios e claro, os icônicos cartões perfurados. Todo esse movimento tornou a empresa em algo difícil de gerenciar. Foi aí que a CTR resolveu chamar o cara que iria colocar ordem na casa e gravar o nome IBM na história.

Thomas Watson

File:Thomas J Watson Sr.jpg

Foto de Thomas Watson, década de 1920

Thomas J. Watson se tornou gerente em 1914 (mesmo ano em que começou a grande guerra), e adotou para a empresa o slogan "THINK" voltando os olhos da CTR para o mercado corporativo.

(Guarda esse nome porque ele vai aparecer de novo lá em baixo.)

Expansão

Com o mercado crescente e os lucros subindo, a CTR viu que era hora de expandir para outros países. E o escolhido para abrigar a primeira filial da empresa fora dos States foi, o Brasil! Isso mesmo, a primeira filial da empresa centenária foi aqui em terras tupiniquins, mais precisamente no Rio de Janeiro em 1917, seu objetivo era prestar equipamentos e serviços direcionados aos serviços públicos. Três anos depois o censo foi realizado sobre suas máquinas.

O crescente domínio

A década de 50 chega e com ela boas notícias e novas inovações. A primeira é o IBM 701, o primeiro computador científico comercial da empresa. Sua memória era composta pelos tubos William, uma forma primitiva de armazenamento de memória.
File:Williams-tube.jpg
Um dos tubos William
Vieram também o IBM 650, primeiro computador produzido em massa, e o Naval Ordnance Research Calculator, o NORC, que foi usado pela marinha e era o computador mais poderoso do mundo na época.

O colossal NORC
Em 56 Watson se aposenta e deixa o comando da empresa nas mãos do filho, Thomas Watson Jr. Nessa época um funcionário programou os computadores da empresa para jogar damas e aprender com os movimentos, surge aí o primeiro sistema de I.A da história.

Mais um destaque é o RAMAC, um computador que usava discos magnéticos com acesso aleatório, uma das primeiras vezes que isso era usado. Ela ainda apresenta a FORTRAN, uma linguagem que virou referência em trabalhos técnicos.

O estouro

A década de 60 chega com tudo e a IBM passa de uma empresa média para uma gigante corporativa atuando em vários setores do mercado.

Nessa época vem o system/360, o primeiro computador realmente revolucionário e que tem vários descendentes.
O System/360
O system/360 foi o primeiro computador com integração de hardware da história. Antes, não se podia trocar as peças do computador por peças melhores, pois eram incompatíveis. Este computador tinha linhas de diferentes modelos, e as peças podiam ser trocadas quando bem entendesse, uma revolução na época.

Ainda nessa época, a empresa desenvolve a DRAM, uma memória digital de acesso aleatório que acelerava o processamento, essa foi a origem da memória RAM. Na década de 70, Thomas Watson Jr. se aposenta por questões de saúde e deixa Frank T. Cary no comando da IBM.

Na década de 70 a IBM inventa o disquete, uma forma barata de armazenamento digital. O primeiro modelo tinha 8 polegadas e foi muito famoso, inclusive, muitos programas vinham em dezenas de disquetes com pacotes de instalação separados (imagina ter que ficar tirando e pondo disquetes toda hora).

O disquete de 8 polegadas
A empresa ainda inventou um terminal de passar produtos em supermercados, e os pais dos caixas eletrônicos de banco nessa época.

O PC

Agora chegamos a um dos momentos mais importantes da história, o nascimento do Personal Computer, o PC.

O PC original tinha 16kb de memória e entrada para dois disquetes, mais um monitor monocromático ou a cores, e seu processador era um Intel  8088. O OS era o DOS, de uma empresa pequena de um cara pouco conhecido, da Microsoft de Bill Gates.

Ele custava U$1500,00 e não era o mais potente, mas foi o que de longe mais vendeu, levando a IBM a ser processada por monopólio, já que nenhum outro equipamento chegava perto de suas vendas.

O primeiro PC
Quem arranhava um pouco as vendas da IBM era a Apple com o Macintosh de 84. Só que o PC era muito mais versátil, já que o DOS era licenciado para outras marcas e as peças seguiam um sistema de integração característico da IBM, a escolha era óbvia.

Pesquisa

Na segunda metade da década, a IBM se volta para o ramo das pesquisas no ramo da tecnologia, conquistando quatro, isso mesmo, quatro prêmios Nobel em Física. Em 89 ela se torna a primeira empresa a vender o processador mais rápido do mundo, o Intel i486.

Na década de 90 ela lança uma linha de workstations, a RISC System/6000, uma das mais avançadas da época. E também lança a linha Thinkpad de Notebooks, que posteriormente seria vendida à Lenovo, linha essa que elegeu a Lenovo como a melhor marca de notebooks do mundo segundo o Laptop Mag.

Imagem do Laptop Mag

Outros mercados

Em 95 a IBM se dedica ao desenvolvimento de software, de cara ela compra a Lotus, a Rational Software e forma a divisão WebSphere, em 96 ela compra a Tivoli e entra no mercado de serviços em nuvem e gerenciamento de redes.

Em 1997 acontece um marco histórico, um comutador desenvolvido pela IBM derrotou o campeão mundial de xadrez em um jogo que marcou a história.

Kasparov em momento de tensão
O jogo inclusive está disponível para consulta na internet.

A IBM hoje

Na virada do século a empresa se manteve no topo do quesito inovação das áreas de software e serviços empresariais. Em 2000 ela lança modelos flexíveis de transistores e em 2001 lança nanotubos de carbono.

Em 2005 ela inaugura o Linux Technology Center em Hortolândia, maior escritório da IBM no Brasil pra desenvolver softwares e aplicações open-source.

Posteriormente a IBM bate recorde atrás de recorde no ramo da computação, como o Roadrunner de 2008, ele foi o computador mais potente do mundo e foi desligado em 2013.

Em 2011 a IBM comemorava seu aniversário de 100 anos e lança o Watson, o supercomputador que é um sistema completo de computação cognitiva. Ele tem aprendizado contínuo, entende linguagens diversas e até gera hipóteses. Essa plataforma tem sido aplicada em setores bem diferentes, de segurança e educação até meteorologia. 

IBM Watson (o nome foi uma homenagem ao Thomas Watson)
A IBM hoje está firme e forte em seu ramo de desenvolvimento computacional, como o D-Wave, o resultado de uma parceria com a Google no ramo de computação quântica, assunto esse já abordado aqui no blog.

Atualmente ela se volta ao ramo da educação, serviços públicos e corporativos, sendo uma das maiores referências no ramo e uma das mais valiosas empresas do mundo.

Se você quiser trabalhar lá, saiba que ela tem um programa de inclusão em universidades pelo Brasil. Quem sabe você não consegue?

Fontes:
https://www.ibm.com
https://www.computerhistory.org


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: IBM, um vovô de respeito
IBM, um vovô de respeito
Sem dúvidas, uma das empresas top 3 de destaque no ramo da computação é a IBM, suas inovações e projetos que retomam ao inicio do séc XX se mantiveram relevantes para qualquer área de estudo do mundo moderno.
https://3.bp.blogspot.com/-pIwRRRnWD10/XKvvXS64xRI/AAAAAAAAy2o/Ey3sLgQMOp4OjLaxHQ2yVQLblX2SYjwawCPcBGAYYCw/s640/IBM.webp
https://3.bp.blogspot.com/-pIwRRRnWD10/XKvvXS64xRI/AAAAAAAAy2o/Ey3sLgQMOp4OjLaxHQ2yVQLblX2SYjwawCPcBGAYYCw/s72-c/IBM.webp
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/ibm-um-vovo-de-respeito.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/ibm-um-vovo-de-respeito.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy