Linguagens de Programação: do Baixo ao Alto nível

Para aqueles que são mais ativos na área da computação, provavelmente já se interessaram em se aprofundar nos estudos de uma linguagem de programação. Mas, como saber com qual começar?

Para aqueles que são mais ativos na área da computação, provavelmente já se interessaram em se aprofundar nos estudos de uma linguagem de programação. Mas, como saber com qual começar? Qual nível de abstração é o mais indicado para seus projetos? Nesse artigo vamos listar as melhores linguagens para cada nível de desenvolvimento.
Linguagens de Programação: do Baixo ao Alto nível
Então declare suas variáveis e venha conhecer mais sobre algumas linguagens de programação!

As melhores linguagens para cada segmento

Assembly, o baixo nível

Quando se fala em programação em baixo nível não tem como não falar do Assembly. Essa aqui não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de montagem, já que ela trabalha com instruções diretas para a máquina.

Seus comandos são muito simples, são coisas do tipo: Adicionar 10, carregar 2, subtrair 3 etc.

Um exemplo de código:

lea si, string
call printf   
hlt           
string db "Ola mundo!", 0

printf PROC
   mov AL, [SI]
   cmp AL, 0   
   je pfend    

   mov AH, 0Eh
   int 10h     
   inc SI      
   jmp printf  
   pfend:
   ret 
        
printf ENDP

Lisp, a linguagem mais técnica

A Lisp é uma linguagem extremamente técnica voltada para os sistemas complexos de inteligência artificial. É uma linguagem bem antiga e pouco utilizada, mas é uma boa referência para quem já está inserido no mundo da programação.

Exemplo de código:

$ vim helloworld.lisp

; hello world lisp program.
(print "Hello World")

C++, a pérola do mundo moderno

Quando se fala em linguagens de uso universal, não tem como não lembrar de C++. Apesar de a maior referência em relação aos derivados de C ser Java, das linguagens de médio/baixo nível definitivamente, a mais completa é o C++, já que ela agrega toda a sintaxe de C e adiciona vários complementos.

Exemplo de código:

#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
    cout << "Hello, World!";
    return 0;
}

Python, o paraíso da praticidade

Agora entramos no conceito de linguagens de altíssimo nível, e com certeza, a de mais destaque é a Python, sua sintaxe simples e comandos reduzidos tornam a codificação muito eficiente e rápida. Para aqueles que não gostam de escrever, mas querem resultados, essa é a linguagem ideal.

Exemplo de código:

print "Hello World"

Scratch, recomendado para todos os públicos

Se você é daqueles que não tem muita experiência com programação mas ainda sim tem interesse na área, o Scratch é uma ótima porta de entrada para o mundo da programação.

Com sua "sintaxe" extremamente intuitiva e simples, essa linguagem desenvolvida pelo MIT lhe permite montar um script simplesmente arrastando blocos de comando e os organizando na ordem de execução.

Exemplo de código:
Exemplo do Scratch em ação
Para deixar claro, essa lista está organizada do mais baixo ao mais alto nível, ou seja, das mais técnicas para as mais abstratas. Também vale ressaltar que foram listadas as mais relevantes em cada nível de abstração utilizado.

Menção Honrosa

Se você é mais do lado zueiro da força, e quer aprender a programar, saiba que suas preces foram atendidas! Um grupo de brasileiros desenvolveu a linguagem mais treze de todos os tempos, a BIRL. Baseada no ArnoldC, BIRL usa comandos simples como:

CE QUER VER ESSA PORRA? ("Hello, world");

(Melhor linguagem impossível) 

Diga aí nos comentários qual a sua linguagem preferida, e qual você tem interasse em aprender!

Fontes: 
Assembly
Lisp
C++
Python
Scratch
BIRL

    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: Linguagens de Programação: do Baixo ao Alto nível
Linguagens de Programação: do Baixo ao Alto nível
Para aqueles que são mais ativos na área da computação, provavelmente já se interessaram em se aprofundar nos estudos de uma linguagem de programação. Mas, como saber com qual começar?
https://3.bp.blogspot.com/-4l_QQOnFY-U/XLQDGVI78LI/AAAAAAAAzDQ/3zEE7cv4YHAkRR_my2iQxPyk4paxIt-LgCLcBGAs/s1600/language%2Bprogramming.webp
https://3.bp.blogspot.com/-4l_QQOnFY-U/XLQDGVI78LI/AAAAAAAAzDQ/3zEE7cv4YHAkRR_my2iQxPyk4paxIt-LgCLcBGAs/s72-c/language%2Bprogramming.webp
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/linguagens-programacao.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/linguagens-programacao.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy