A Primeira Guerra - Parte I

Qualquer pessoa viva hoje conhece sobre a primeira grande guerra, sabem que ela deu origem à segunda, mas a maioria quase não sabe nada sobre o que aconteceu nesse, que foi o conflito armado mais zoneado da história do mundo.

Qualquer pessoa viva hoje conhece sobre a primeira grande guerra, sabem que ela deu origem à segunda, mas a maioria quase não sabe nada sobre o que aconteceu nesse, que foi o conflito armado mais zoneado da história do mundo.
A Primeira Guerra - Parte 1
Então coloque sua máscara de gás e venha conhecer um pouco sobre a primeira guerra mundial.
Chamada da Primeira Guerra

A guerra para acabar com todas as guerras

 Como começou?

Toda e qualquer guerra precisa de um bom motivo para começar, seja econômico, seja político, seja religioso, ou até mesmo por brigas de família (Guerra das Rosas).

E seguindo a regra, a grande guerra também começou por algumas desavenças que resultaram em uma enorme tensão na Europa.

Mapa da Europa de 1914

O barril de pólvora da Europa

Quem olha para a Europa de hoje nem imagina como ela era no começo do século passado. Desde a reforma protestante, os países europeus sempre ficaram entre períodos de paz e guerra. Uma dessas guerras foi a Franco-prussiana, uma guerra entre os reinos germânicos e a França.

Nessa guerra, os reinos germânicos derrotaram a França e tomaram dois territórios do país (Alsácia  e Lorena), e se unificaram sob a bandeira do Império Alemão. A França por outro lado ficou abalada com a derrota e guardou esse rancor da nova Alemanha.

Outra guerra que apareceu foi uma guerra entre o Império Otomano e o Império Russo. Nessa guerra, a Rússia tentou tomar as terras dos Bálcãs  dos Otomanos, nessa treta o lugar virou uma bagunça, vários estados se tornaram independentes e viraram vários países, entre eles a Sérvia, que vai ser crucial para o começo da guerra. O que aconteceu depois é que uns territórios ficaram autônomos mas sob a jurisdição do império Austro-Húngaro. Se você também achou confuso, saiba que eles também.

Os Húngaros resolveram anexar os territórios autônomos para si e que se dane o resto. Mas os Sérvios acreditavam que um dos territórios pertenciam a eles, o território onde hoje fica a Bósnia.

Nessa situação vale também falar que a Alemanha havia se tornado uma potência bélica e estavam procurando mais influência política na Europa, já que de todos os grande países europeus, eram os alemães que tinham menos colônias.

O Estopim

Com todo esse caldo misturado, todo mundo já estava esperando por uma guerra, o que desencadeou uma grande corrida bélica no continente. Se algo acontecesse, o potencial de uma guerra gigante era imenso, já que estava todo mundo armado até os dentes.

Nessa corrida, a França formou uma aliança com a Rússia, para conter os possíveis atos agressivos da Alemanha, essa aliança também contou com a Inglaterra, que era a maior potência da época. O nome dessa aliança era Tríplice Entente.

Do outro lado, a Alemanha se aliou à Itália e ao império Austro-Húngaro, o nome escolhido foi Tríplice Aliança.
Mapa das alianças na Europa
No começo do século XX, os húngaros e os sérvios já estavam se estranhando, e os sérvios até faziam atentados no rival, o que logicamente irritou imensamente a corte húngara, que estava se segurando para não começar uma guerra.

Foi aí que o filho do imperador, Francisco Ferdinando, teve a brilhante ideia de dar uma de Kennedy no território disputado, e desfilar de carro aberto na cidade de Sarajevo em 28 de Junho de 1914.

Então, o que podia dar errado deu, e do meio da multidão vibrante em volta do carro, surge um figurão que era da militância sérvia, um cara chamado Gavrilo Princip sacou um revólver e atirou no príncipe e na sua esposa, assassinando os dois no meio do desfile.

Representação do momento do atentado
Rosto do meliante
Com toda essa confusão, veio a crise de Julho, uma avalanche de manobras políticas que só pioraram a situação já existente.  Depois disso, o imperador, com sangue nos olhos, em 28 de Julho declarou guerra à Sérvia como represália contra os atos cometidos contra seu herdeiro.

A Guerra

Quando o império Austro-Húngaro declarou guerra ao reino da Sérvia, a Rússia logo se posicionou a favor dos sérvios, e puxou a França junto, já que eram aliados. O império Alemão por sua vez se pôs do lado de seu aliado húngaro. A Itália deu para trás e não se envolveu no conflito de cara, sob a justificativa de que a aliança era um pacto defensivo e não ofensivo.

A partir daí já começa um dos capítulos mais sangrentos de nossa história. Mas a continuação desse conto fica para outra parte, já que o artigo ficaria gigante se fosse colocado tudo aqui. Então nos vemos na parte 2!


    Ciência Simples
  1. Universo
  2. Física
  3. Teorias
  4. Eco
  5. Bio
  6. Geologia
  7. A Ciência por trás de
    Tecnologia
  1. Linux
  2. Softwares
  3. Review
  4. Hardware
  5. Web
  6. Games
    Sociedade
  1. Religião
  2. Filosofia
  3. História
  4. Ética
    Vídeos
  1. QN NEWS
  2. Queimando Bandeiras
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Arquitetura Artigos Casts Ciência Simples Comemoração Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses: A Primeira Guerra - Parte I
A Primeira Guerra - Parte I
Qualquer pessoa viva hoje conhece sobre a primeira grande guerra, sabem que ela deu origem à segunda, mas a maioria quase não sabe nada sobre o que aconteceu nesse, que foi o conflito armado mais zoneado da história do mundo.
https://3.bp.blogspot.com/-mgF7uCgYrWA/XLf5Vb5hp0I/AAAAAAAAzJE/2fEQPfGW0gMChUsPDEP0NFfsnCxAIIwTQCLcBGAs/s640/War.webp
https://3.bp.blogspot.com/-mgF7uCgYrWA/XLf5Vb5hp0I/AAAAAAAAzJE/2fEQPfGW0gMChUsPDEP0NFfsnCxAIIwTQCLcBGAs/s72-c/War.webp
Queimando Neurônios - Impulsionando Sinapses
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/primeira-guerra-1.html
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/
http://queimandoneuronios.qnn.net.br/2019/04/primeira-guerra-1.html
true
1599119633527199605
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy